O Hidrogênio Verde é feito a partir da eletrólise utilizando energia inicial a partir de fontes renováveis sem a emissão de carbono, que não poluem o meio ambiente.
Em Itajubá no sul de Minas Gerais, a UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá está desenvolvendo um centro de hidrogênio verde e será pioneira no desenvolvimento energético sustentável.
Com previsão de funcionamento para 2023, o Centro de Hidrogênio Verde se tornará pioneira mundial no desenvolvimento energético sustentável e possibilitará o desenvolvimento de pesquisas, geração de empregos, inovação entre outras oportunidades tecnológicas, com isso a cidade foi incluída no Ministério de Minas e Energia como cidade com potencial técnico de produção de hidrogênio.
O Centro de Hidrogênio Verde terá uma área aproximada de 3.000 m², onde será instalada uma planta de eletrólise com tanques de armazenamento, compressores e sistema de abastecimento de veículos movidos a hidrogênio, além de um prédio com 800m² para atividades de pesquisas. Tudo isso está sendo desenvolvido através em Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, na cidade de Itajubá – MG